domingo, 7 de novembro de 2010

Artéria muscular e veia

Artérias Musculares

As artérias musculares ou artérias distribuidoras apresentam-se revestidas por uma túnica íntima onde o tecido conjuntivo subendotelial é um pouco mais espesso do que nas arteríolas. A limitante elástica é proeminente, e a túnica média caracteriza-se pela presença de numerosas camadas de células musculares lisas dispostas circularmente, entremeadas a algumas fibras elásticas e colágenas. A túnica adventícia consiste em tecido conjuntivo frouxo.










Veias

São os vasos eferentes do sistema cardiovascular, sendo classificadas em veias de grande calibre, veias de médio e pequeno calibre e vênulas.
A maioria das veias são de médio e pequeno calibre, apresentando como características uma túnica íntima pouco desenvolvida, com uma camada subendotelial às vezes inexistente. Os feixes musculares lisos entremeados com uma delicada rede de fibras elásticas constituem a túnica média, enquanto que a túnica adventícia é bem desenvolvida quando comparada à média. Além disso, é uma túnica rica em fibras colágenas.

Artérias muscular e veia


Veia




Nenhum comentário:

Postar um comentário