As artérias elásticas são também conhecidas como artérias condutoras, tendo em vista que sua principal função é o transporte do sangue. Incluem a aorta e os seus grandes ramos. A túnica íntima, rica em fibras elásticas, é mais espessa que a túnica íntima correspondente de uma artéria muscular. Esta túnica encontra-se separada da média pela limitante elástica externa. Já a túnica média, mais desenvolvida, é constituída principalmente por fibras elásticas. Estas estão distribuídas em camadas concêntricas formando as lâminas elásticas. Por entre as lâminas existem pequenas quantidades de músculo liso, fibroblastos e proteoglicanos. Externamente á túnica media, está a túnica adventícia, pouco desenvolvida e formada por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas. Nesta túnica também são encontrados os vasa vasorum. Estes são pequenos vasos que se ramificam profundamente desempenhando importante função nutridora.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKxWaNNijQStTkrRhcFI8ISPHvJlyOVOCMGE1woNXe1wE_HPLrW3JSo7FuJNcCINcwGRSqpOz0IrvJDqXXTUoUVp1XUBvbt6G7nmScAo_IJpkRZ48usprxRkuGOU0k2TtXZbJmGDOW34c/s400/aorta+2+20x.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh99MidVKq42f-ZL1sz5rL1iCUluaRsSbOXm4EUf-2BzIGplGLQfbnFd1uvYfnU31TmcJJRQl_ynNnx7jR9oKqg7Uskbc5sWJAkMnCnLhuU-DtGfNT_GA_UCDdpFtfZtBVzRnUg-rs4QEs/s400/aorta+1+10x.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário